[Diário de uma Vida Nova] Detox


Ainda que você seja o tipo de pessoa que já está a muito tempo sem fazer dieta, como eu, já deve ter ouvido a palavra Detox, até porque está na moda. Detox nada mais é que um processo de desintoxicação pelo qual seu corpo passará em um período determinado, a partir do uso de uma dieta controlada, geralmente líquida, à base de sucos de frutas, verduras e legumes. Eu não fazia ideia disso até começar a fazer uma.

Aprenda-a-desintoxicar-o-seu-corpo-com-a-dieta-detox

Fui recentemente a um nutricionista esportivo com a finalidade de perder uma quantidade significativa de peso, aproximadamente 30 kg.  Estou obesa. Mas pratico esportes com frequência, faço treinamento funcional. Então, alguma coisa está errada: a alimentação. Conversa vai, conversa vem, o nutricionista me indicou começar por uma dieta detox para desinchar e preparar o corpo para meu novo plano alimentar. Topei. Saí dali, no entanto, sem entender completamente o processo pelo qual eu iria passar.

Recebi o planejamento alimentar por e-mail depois de uma semana, como o prometido, e fiquei intrigada. Eu só tomaria líquidos. Em um primeiro momento eu me apavorei porque nunca tinha feito nada assim. Liguei para o marido e passei a lista de compras. Respirei fundo e me enchi de fé.

No dia seguinte comecei. Senti alguma dificuldade mas terminei o dia com saldo mais ou menos positivo.  Furei a dieta em alguns momentos para ingerir alguma coisa salgada. E descobri, lendo mais sobre o assunto, o profundo significado do que eu estava começando a fazer.

Durante o dia a dia, nosso corpo lida com uma série de toxinas aos quais à noite, por si só, tende a eliminar. Mas como ingerimos mais do que nosso organismo é capaz de suportar, retemos líquido para dilui-las e não ficarmos intoxicados. Daí os inchaços, a falta de apetite pela manhã e a voracidade da fome ao longo do dia. Com a nossa pele é o mesmo processo, já que lida com o ar poluído, cosméticos, perfumes… Como eu amo perfumes!

Hoje, decidi fazer à risca. Cumprir todo o planejamento.  Só está mais fácil porque estou de licença médica, devido à crise aguda de ATM. É o meu corpo dando sinais de intoxicação. De que há excessos. Foi o que me levou a pensar que não basta mudar a alimentação se eu mesma não mudar meu estilo de vida, meu comportamento, meus pensamentos. Os excessos vão sempre prejudicar, fazer adoecer.

Então percebi que preciso desintoxicar a vida de muita coisa, a começar por hábitos ruins. Li em algum lugar que  “O detox não é só uma dieta, é uma mudança no estilo de vida. E para mudar, as pessoas precisam ver que é viável, que não é algo ruim”. Então, chegamos ao ponto onde eu queria, ou precisava chegar. Mudança. Estou agora com a vassoura na mão, o balde e o pano de chão. É hora de me limpar das pessoas que fazem mal, das frustrações, dos comportamentos viciados, da poeira das tarefas acumuladas e dos planejamentos deixados de lado.  É momento de abrir as janelas de casa e respirar um ar puro, revigorante e olhar para o céu com gratidão e esperança.

Não espere muito tempo para se limpar do que te faz mal também. Desintoxique-se (Sonoridade legal dessa palavra, não acham?!) Agora deixa eu ir que está na hora de preparar o meu suco.

Beijunda,

Renata.

Deixe um comentário

