No Caminito…


Depois que escrevi sobre o 3º dia de passeio em Buenos Aires, percebi que a postagem ficou muito grande e que seria um saco ler tudo aquilo. Daí, dividi e resultou nessa compilação de fotos do dia de hoje. É um lugar muito agradável para passar o dia.

DSCF0081

O Caminito é uma rua museu situado no bairro La Boca, às margens de um rio, e com uma população de renda mais baixa. O Caminito fica próximo ao estádio La Bombonera, do Boca Juniors (que não visitamos por não sermos fãs de futebol, principalmente se for argentino!).

DSCF0102

Algumas fachadas dos prédios são da época em que toda a região era formada por “conventillos”, ou seja, casas coletivas – as cabeças de porco do século XIX e início do século XX do Rio de Janeiro. Só que esses convetillos tinham outra característica, funcionavam como hospedarias para os imigrantes genoveses que chegavam à região.


DSCF0083

Eram bem precárias as condições de vida lá. As residências eram construídas com chapas e madeira. E a pintura ficava por conta dos moradores que trabalhavam no porto e levavam alguns restos de tintas que sobravam do que usavam nos navios.

DSCF0077

Inspirado nessa característica, um artista local, Benito Matín, resolveu revitalizar a região, que assume algumas das características que tem hoje.

DSCF0088

Ouvi de alguém que La Boca já foi um bairro violento. Se olharmos no entorno percebemos que há uma favela bem grande beirando o rio. Me lembra a revitalização pela qual passou a Lapa e a Glória. Enfim, fato é que o lugar é agradável, esteticamente diferente, lindos painéis, muitas lojas com lembrancinhas, bares e mais bares, dançarinos de tango querendo ganhar um dinheiro com turista para “sacar una foto”.
DSCF0111

No Caminito também é um bom lugar para comprar Alfajor. Tem uma loja da Havana se você faz questão de levá-los. Se não, há uma série de opções mais baratas dessa guloseima típica daqui. Por exemplo, compramos uma caixa com 40 unidades, por 90 pesos. Andando mais um pouquinho achamos o mesmo por 70 pesos. É só procurar!

Mas o que mais me encanta no caminito, além de suas cores intensas, são os painéis. Buenos Aires está cheia deles!

DSCF0115 DSCF0116 DSCF0117

Bonito, né?!

Anúncios

Uma opinião sobre “No Caminito…”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s