O que Papai Noel não é capaz de trazer de Natal?


Há muito anos eu ouço mensagens parecidas nos cultos dedicados ao Natal. Mas neste último domingo foi diferente. Não sei se eu estava diferente, ali, sentada, com meu coração mais sensível. Ou se realmente me foi apresentada uma perspectiva diferente e muito mais viceral do que significa o Natal. Eu te convido a ler esse texto, que será bem breve e objetivo.

A pregação ficou por conta do Gil, Missionário da Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo, da qual fizemos parte meu marido e eu, quando fomos estudantes universitários. Com base no texto de Filipenses 2: 1 a 9, pude tomar ciência de como o significado do Natal é forte e ao mesmo tempo subversivo.

538_538_1672_02_mafa_-_nascimento_de_jesus

  1. Primeiro acontecimento escandaloso, segundo o próprio pregador, foi Jesus ter escolhido tornar-se ser humano, abrindo mão de toda sua glória. Ele não apenas tornou-se homem como passou por todo o processo de dependência que um bebê vivencia. O próprio Deus submeteu-se a ter um cérebro de bebê.
  2. conhecido por todos, é  Jesus, o filho de Deus, nasceu numa manjedoura, junto aos animais porque a cidade estava cheia e não havia lugar para sua família em nenhuma hospedaria. Nasceu sem pompa, sem luxo;
  3. Por ser filho de uma virgem sua concepção causou confusão, desconfiança e dor para Maria e José;
  4. Quando Jesus nasceu e os 3 reis magos foram visitá-lo, no caminho, encontraram com o rei Herodes que, ao saber que um novo rei havia nascido, mandou matar todos os meninos daquela cidade de até dois anos. Mais uma vez, o nascimento de Jesus trouxe dor e confusão;
  5. A família de Jesus teve de ir para o Egito,em fuga, para que Jesus não fosse morto.

Enfim, o nascimento de Jesus foi bem diferente do que cantamos em “Noite Feliz!”. Mas o que fica por traz dessa história é a obediência de Jesus ao seu Pai, abrindo mão de tudo que possuía para que pudéssemos ter nossa aliança renovada com Deus, através de seu ato sacrificial.

Esse é o sentido do Natal: o nascimento do Messias, do Salvador. E isso Papai Noel não pode trazer. Então, desejo a vocês, meus amigos, um bom Natal. Uma noite para que vocês se alegrem com suas famílias e amigos, tenham um bom momento juntos para se perdoarem e sonharem novos planos para 2015! E que tenha árvore ou presépio,presentes e rabanadas!

Se quiser pensar um pouquinho mais sobre a obediência de Jesus, leia aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s