Saga da Noiva (VI): Agenda da noiva


keep-calm-and-don-t-be-a-bridezilla-4Esta é a preciosidade que tenho a oferecer-lhes! Nessa agenda vocês encontrarão o passo-a-passo do que fazer para conseguir se organizar com todos os preparativos para o casamento e não se perder com todos os serviços que precisa contratar! Com essa agenda você não precisa virar a “bridezilla”!! Keep Calm and Enjoy!

  • Como usar a agenda?

Fácil. Esta agenda foi preparada para o meu casamento com 1 ano e dois meses de antecedência. Como aconteceu em abril de 2012, os preparativos começaram em janeiro de 2011. Dessa forma, é só você alterar os meses da agenda de maneira retroativa, ok?! Clique em Agenda da Noiva para baixar, editar e imprimir!

 

JANEIRO/FEVEREIRO

  • Faça uma pré-lista dos convidados (você faz uma com seus pais e seu noivo faz uma com os pais dele);

MARÇO

  • Defina o local da cerimônia;
  • Defina o local da recepção.

ABRIL

  • Refaça a lista total de convidados (você corte os casos a parte com seus pais e seu noivo com os pais dele, depois juntem as listas e veja se a quantidade extrapola ou não o orçamento de vocês);

MAIO

  • Escolham o cardápio do Buffet. (Nesse caso, a definição fica mesmo por conta da agenda do buffet. Se for possível definir tudo com antecedência, melhor. Se não, coloque um lembrete na sua agenda com a data estipulada pelo buffet.)
  • Refaça a lista por ordem alfabética pelo nome do homem da casa, em casos de mulheres sozinhas o convite será no nome dela. (Perceba que um dos complicadores é a lista de casamento. )

JUNHO

  • Pesquise penteados, vestidos, decoração, veja fotos interessantes, leia sobre casamentos, visite feiras, respire casamento para saber o que está em alta e o que não está.

JULHO

  • Comece a contratação dos serviços;
  • Providenciem o imóvel onde vão morar e a mobília!!!
  • Definam a data e horário do casamento (você se casa num dia em que não tem mais horário de verão, então não marque para muito tarde sua cerimônia e pense no horário de jantar para que as pessoas não se inquietem);
  • Escolham e reservem a igreja e o buffet;
  • Agende a data do curso de noivos ou a conversa com o pastor, caso seja necessário;
  • Tente completar o enxoval, desconsiderando os itens do chá de panelas e da lista de presentes.

AGOSTO

  • Convide os padrinhos pessoalmente (Alguns consideram muito elegante presentear os padrinhos nesse momento. Mas, se deixar para o dia do casamento, ninguém vai morrer!)

 SETEMBRO

  • Defina sobre o vestido da noiva, penteado, acessórios, sapato e bouquet

 OUTUBRO

  • Defina o buffet e o cardápio;
  • Pesquise preços e roteiros para lua de mel;
  • Pesquise decoração para cerimônia e festa e floriculturas (pense nas flores do mês, não use lírios, pois são frágeis);
  • Defina o repertório das músicas, a banda ou os músicos, tanto para cerimônia quanto para recepção).

 NOVEMBRO

  • Defina as damas e os pajens;
  • Pesquise preços e modelos de convites;
  • Pesquise profissionais sobre o dia da noiva;
  • Se possível já tenha todos os contratos fechados este mês;
  • Encomende os convites com a gráfica;
  • Comece a fazer o roteiro da lua-de-mel;
  • Reveja as roupas que tem e as que precise comprar para a lua-de-mel;
  • Confirme no cartório a data e os documentos necessários;
  • Faça um chek list dos serviços contratados com sua assessoria;
  • Tire suas dúvidas e aproveite para conferir novidades no mercado de casamentos.

DEZEMBRO

  • Defina toda decoração, floricultura (faça um croqui de tudo que você quer com o decorador)
  • Defina seu buquê (procure flores da época) e caso necessário, o da daminha (meninas usam muito bonecas, buques de jujuba ou marshmalow, é uma fifura);
  • Defina asroupas das madrinhas e padrinhos (se for a noite terno escuro para os homens e longo para as mulheres, se for ao dia ternos claros (exceto branco) e longuete para as mulhetes);
  • Definir seu vestido (alugar, comprar, mandar fazer);
  • Definir a lista de convidados final, sem alterações para mandar para o calígrafo, coloca 10% a mais de convites para casos de erros na escrita ou casos de emergência;
  • Fazer os convites e, caso necessidade, cartões de agradecimento e dos bem casados.

JANEIRO

  • Defina todos os acessórios que irá colocar no dia (brincos, colar, sapato, luva, meias) e defina a grinalda;
  • Defina o veículo do casamento;
  • Defina os manobristas e seguranças da festa.

 FEVEREIRO

  • Defina as flores com o florista (Procure definir as flores da estação.)
  • Encaminhe os convites para o calígrafo
  • Providencie os acessórios para usar com o vestido de noiva
  • Defina a locação do automóvel e do motorista que vão levar os noivos
  • Mães e madrinhas já devem estar providenciando seus trajes
  • Selecione as lojas especializadas e faça a lista de presentes
  • A viagem de lua-de-mel deverá estar definida (com as reservas feitas)
  • Organize o Chá de Cozinha (de 15 a 20 dias antes do casamento)
  • Os noivos devem fazer todos os exames pré-nupciais
  • Defina as lembrancinhas da festa;
  • Distribua os convites da cerimônia e da festa até 29/03 eles devem estar todos entregues.

MARÇO

  • Entre em contato com todos os profissionais contratos para saber se tudo está realmente confirmado
  • Transfira seus pertences e do noivo para a nova residência
  • Verifique o número de convidados para fornecer ao buffet
  • Faça o teste do cabelo e da maquiagem no salão
  • A mala para a viagem deve começar a ser feita
  • Aproveite para fazer as ultimas compras para a viagem
  • Faça uma lista geral de tudo que está faltando
  • Fazer limpeza de pele, tintura, corte, etc…
  • O vestido deverá estar pronto!

ABRIL

  • Confirme com todos os envolvidos desde profissionais até os padrinhos se tudo está OK
  • Cheque o traje do noivo
  • Prova final do vestido
  • Fazer o ensaio da cerimônia religiosa

Com 2 dias de antecedência

  • Mandar para o local da recepção: lembrancinhas, bebidas, kit de banheiros e de emergência, etc..
  • Certificar de que nada está sendo esquecido para o dia do casamento e viagem
  • Buscar trajes dos noivos

Com 1 dia de antecedência

  • Fazer depilação completa
  • Cuidar das unhas das mãos e pés
  • Que tal uma massagem relaxante?

O GRANDE DIA

  • Acorde tranqüila e comece o dia com uma bela alimentação e esteja certa de que tudo vai sair do jeitinho que você sempre sonhou.
  • Tenha alguém que possa cuidar de você, organizar o cortejo, verificar sua decoração, dar as instruções aos convidados, conferir o Buffet.
  • Peça a sua maquiadora o gloss que ela usar em você para alguém retocá-lo no momento das fotos.
  • Peça ao local do Buffet que reserve uma salinha para deixar alguns de seus pertences como: kits da pista de dança, um chinelo para você caso se canse do salto, guardar presentes e materiais seus.
  • Reserve doces e peça para reservar um pedaço de bolo para você.
  • Não esqueça de comer algo.
  • Faça uma lista com os nomes das pessoas com quem quer tirar foto, além dos pais, irmãos e padrinhos de vocês e peça a alguém para chamar essas pessoas.
  • Escolha uma música que marcou o relacionamento de vocês e peça ao DJ para anunciar a chegada de ambos na recepção, é muito elegante fazer um cumprimento formal a todos no microfone e sair para as fotos, não caia na tentação de cumprimentar convidado por convidado antes, pois você tirará fotos e precisa estar com cabelo e maquiagem legais. Sente-se para jantar, dance, beije os outros, seja beijada, tire muitas fotos, faça caras e bocas e divirta-se. Felicidades !!!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s