Como começar a correr?


Comecei a correr por causa de um objetivo muito específico: melhorar meu desempenho em outra atividade física que realizo, o Krav Magá. Sou movida a desafios e pensar numa faixa nova me estimulou a superar alguns limites e obstáculos.

Eu nunca gostei de correr ou praticar esportes que exigissem correr. Mas decidi tentar. E fui além. Comecei a participar de provas de ruas e gostei.

O pior da corrida são as primeiras 4 semanas. É cansativo, o corpo dói. Você pensa que poderia estar fazendo outra coisa prazerosa em vez de estar ali, suando, correndo. Passado o primeiro mês, seu corpo se acostuma . Você passa a sentir falta. Muita falta.

Eu nunca começaria a correr sozinha. A companhia de uma amiga foi fundamental. O apoio e os puxões de orelhas mútuos foram importantes! E eu descobri que correr agrega pessoas. Encontrei em muitas provas meus amigos com quem dividi a alegria do início das provas e o desespero dos 2 km finais.

WP_20140810_006

Além de ter conseguido emagrecer durante este ano cerca de 15 kg, pareço ter estimulado algumas amigas a sair do sedentarismo. Isso é impagável!

Ok! Mas você deve estar se perguntando: como você começou ? Beleza! Eu pedi orientação ao meu professor de KM, que me orientou a fazer o seguinte:

  • Praticar 3 vezes na semana e descansar nos intervalos;
  • Intercalar caminhada forte com corrida lenta (trote);
  • Caminhada de 5 minutos e trote de 1 minuto;
  • Distância: 5 km
  • Tempo: 1 hora

No início, eu estava muito pesada e tão sedentária que não conseguia fazer 1 minuto de trote. Daí, comecei o trote com 30 segundos. E, óbvio, não consegui fazer esse circuito por 1 hora. Como eu fiz? 10 minutos de caminhada forte para aquecer, 4 repetições do circuito, 10 minutos de caminhada forte. Período de tempo: 1 mês.

Conforme fui adquirindo resistência e melhorando meu preparo físico, o tempo de trote foi aumentando e o de caminhada diminuindo.  No segundo mês, 5 minutos de caminhada forte, repetições de 5 minutos de caminhada forte e 2 minutos de trote, 5 minutos de caminhada mais lenta para descansar.

O desenvolvimento foi bom. No meu melhor desempenho, eu começo caminhando forte por 5 minutos, faço repetições de 10 minutos de trote e 3 minutos de caminhada forte, 5 minutos de caminhada lenta.

Eu indico um site que sempre consulto e acompanho as matérias sobre o assunto e inscrições para os circuitos de corridas de rua: Ativo.com. Lá, você pode montar uma planilha de corrida de acordo com seus objetivos! Dá uma olhada nessa planilha de corrida. Há muitos outros com o mesmo tema. Envolva-se! E tenha um bom tênis para não se machucar, viu?! E descanse, pois ir com sede e empolgação ao pode te fazer lesionar alguma coisa e não queremos isso.

Deixe um comentário

