Saga da noiva (V) – Os preparativos para o casamento


536296_3798210669133_1199367947_nBom, meninas (e porque não meninos?!), este post será bem objetivo e nele quero relacionar alguns serviços necessários para que seu casamento ocorra com toda tranquilidade do mundo, pois, afinal, todo esse trabalho é para que possamos aproveitar ao máximo a cerimônia e a festa! É claro que você irá escolher aquilo que se adéqua ao seu sonho, ao seu desejo e, principalmente, ao seu bolso. Se gostou das sugestões, clique em Agenda de serviços para o casamento para baixar, editar e imprimir!

ASSESSORIA – confirme se vai querer e qual tipo, total, somente no último mês ou na última semana.

FOTOGRAFIA – Essa é uma das partes mais importantes do casório. Ela merece atenção, não somente pelo valor que você irá investir, mas porque será a fotografia que manterá suas lembranças de como foi a cerimônia e a festa. Evite contratar amadores! Converse com suas amigas e peça referências de fotógrafos bacanas que prestaram bons serviços. Verifique se o fotógrafo faz making off, dia da noiva, fotos externas, se trabalha com 2 câmeras, isso é primordial, se você e ele se deram bem, pois ele fará parte do dia mais importante de sua vida.

FILMAGEM – Basicamente são as mesmas dicas da fotografia. Conheço muitas meninas que abriram mão da filmagem e concentraram o dinheiro do orçamento para um bom fotógrafo e produtos fotográficos mais caros (álbuns, revelações extras, álbuns para os pais). Segundo essas meninas, e eu concordo, a filmagem a gente assiste algumas poucas vezes e depois fica guardado no fundo do armário. Além disso, os suportes para as mídias estão em constante mudança, o que nos leva a ter que ter atenção para suas atualizações. Por exemplo, quantas memórias seus pais perderam porque não atualizaram o VHS para DVD?! Vai saber o que virá por aí…

BUFFET: Na minha opinião, o ideal é que o local onde será realizada a festa também ofereça o buffet, pois dá muito trabalho lidar com muitos fornecedores. Aliás, se você optar por escolher muitos serviços em separado, eleja uma pessoa de muita confiança (cerimonialista ou uma amiga) para chegar cedo ao local da cerimônia/festa e garantir que tudo o que você pediu estará lá do jeito que você quer! Ah! E precisa ser uma pessoa prática e despachada, viu?! Porque senão seu celular vai tocar de 5 em 5 minutos!  Defina o cardápio e marque degustação, confirme quantidade de pessoas para não haver falta, verifique as bebidas e peça indicação de noivas que já fizeram festa com este profissional.

BOLO – caso o Buffet não ceda você terá que escolher uma cake designer (a boleira dos tempos da minha mãe). Verifique antes o modelo que quer, aproveite para encomendar doces e bem casados, que não podem faltar!

DECORAÇÃO: É com isso que a noiva mais sonha, não é mesmo?! Até aquelas noivas que, como eu, nunca se imaginaram vestidas de branco, acabam escolhendo seus itens favoritos. Então, pesquise em revistas, sites nacionais e internacionais, visite salões de festas decorados. Depois de já saber o que quer, faça um croqui com o decorador, escolha cores, móveis, arranjos, tipos de flores tudo que for necessário. Se a cerimônia ocorrer em local diferente do salão de festas, faça o mesmo com a decoração da Igreja.

MÚSICA NA CERIMÔNIA – Nem todas podem contratar uma orquestra ou músicos avulsos. Então, se você congrega em uma igreja católica ou evangélica é mais fácil convidá-los, se quiser música ao vivo. Se você não tiver esse interesse ou essa disponibilidade,  escolha com carinho as musicas de acordo com o cortejo e grave as músicas em mais de um suporte, ou seja, dois pen drives, dois cds, enfim, não queremos que você fique sem música logo nesse momento!

MÚSICA DA RECEPÇÃO – Se vai ter DJ defina com ele as músicas, as falas que ele pode ter, o que você não quer que fale e o que não quer que toque. Veja, principalmente, se a iluminação e aparelhagem de som estão incluídos no seu pacote com a casa de festas, pois muitas delas oferecem isso à parte e apenas quando solicitado.

DIA DA NOIVA – escolha um(a) cabeleireir@/maquiad@r que lhe agrade, faça teste um mês antes e fotografe. Verifique se o maquiad@r está anotando as cores das paletas que você escolheu.

NOIVINHOS DO TOPO DO BOLO – tire foto com o vestido, tente definir o penteado e idealize seus noivinhos para mandar confeccionar.

BOUQUET – defina cor, flores. Muita atenção: não adianta sonhar com as flores que não são da época do seu casamento! Pesquise antes para não se frustrar! Escolha o bouquet da dama (marshmalow, jujuba, pirulito, nada tradicional e idêntico ao da noiva, também verifique se vai precisar de bottonieres e encomende tudo no mesmo lugar para ganhar um desconto).

FORMINHAS DOS DOCES – Item que pesa muito no orçamento e que eu aboli! As forminhas mais bonitas e diferentes são as de tecido e você precisa estar disposta à desembolsar um bom dinheiro por elas. Se você quiser essas forminhas precisa procurar ou encomendar. Verifique se sua doceira fornecerá ou se é você quem tem que comprá-las.

ROUPAS DE NOIVO, PAIS, PAJENS E DAMAS  – escolha os modelos e alugue.

ROUPAS DAS MÃES DOS NOIVOS – elas têm preferência na escolha da cor. Levem-nas para escolher com antecedência para que não atrase a escolha das madrinhas.

ROUPA DAS MADRINHAS – Escolha a paleta de cor que você quer para as madrinhas. Se não quiser que todas elas vistam a mesma cor ou paleta (muito aconselhável para quem não tem madrinhas parceiras e compreensivas), indique as cores que você não quer e as cores que as mães dos noivos irão usar.

BEBIDAS EXTRAS:  se for comprar bebida a parte de seu Buffet, caso seja permitido, deixe alguém de sua confiança a postos para verificar o consumo.

CONVITES – idealize-os e mande confeccionar e subscrever. O ideal é que sejam enviados com até três meses de antecedência ao casamento. A partir do noivado e da escolha da data, você pode enviar para seus amigos e familiares um SAVE THE DATE, informando a intenção da data.

NOITE DE NÚPCIAS – Reserve o local com antecedência, escolha uma lingerie, algumas frutas, chocolate, óleos de massagem e outras coisinhas mais!

LUA DE MEL –  Quanto mais antecedência, melhor e mais barato fica!

Obs.: Se contratar todos os serviços o quanto antes ainda pega os preços não reajustados.

Anúncios

2 opiniões sobre “Saga da noiva (V) – Os preparativos para o casamento”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s