Agora eu também tenho o meu!


Agora eu também tenho o meu! \o/
Fnalmente, recebi meu netbook, personalizado, como parte do programa de incentivo à informatização das escolas e do corpo docente da Prefeitura do Rio de Janeiro. Papai Noel foi persuasivo com o prefeito!

Até que estão ocorrendo avanços na gestão de Cláudia Costin como secretária de Educação, pelo menos em termos materiais. Vejo com bons olhos os esforços desta nova gestão. Contudo, boas intenções não bastam. A situação da educação no Rio de Janeiro é crítica e se agravou por anos de descuidos.

São interessantes os projetos apresentados pela secretaria de educação, mas ainda não conquistou totalmente quem está na linha de frente, nas salas de aula. Talvez porque haja muitos ruídos na comunicação entre o que fica decidido na Prefeitura, o que é transmitido para as Coordenadorias Regionais de Educação e o que, efetivamente, chega às Unidades de Ensino. Talvez porque a cada gestão se introduz um modelo novo. É impossível a continuidade de um trabalho com a constante introdução de novos projetos, novas metodologias de avaliação e de ensino.

As Escolas do Amanhã é só um pequeno exemplo. Estas escolas, em área de conflito, é uma boa iniciativa. Sem dúvida! Os alunos recebem um tratamento diferenciado por parte da Prefeitura, com o objetivo de evitar o grande indice de abandono escolar e de tratar a elevada defasagem. As crianças, além de uniforme e material escolar personalizado, terão a oportunidade, em 2011, de ter em sala netbooks e aulas em ambiente virtual.

Os professores, por sua vez, não recebem adicional pra trabalhar nessas regiões, que constantemente encontram-se tomadas pelo confronto violento entre o poder policial de Estado e o narcotráfico. O aumento, de uma maneira geral, é vergonhoso. Não condiz com a responsabilidade que temos de formar cidadãos. Somos professores – profissionais qualificados para o exercício do magistério. Somos comprometidos com a nossa sociedade, educadores convictos com a nossa missão e apaixonados pelo que fazemos, mas não irmãos de caridade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s