Nascidos em Bordéis, o filme


Entre um e outro episódio da 3a temporada de Friends, resolvi finalmente assistir ao documentário “Nascidos em Bordéis”, de Zana Briski e Ross Kauffman. Como já disse outras vezes: eu não sei resumir filmes!! Mas vou me esforçar para contar a leitura que fiz da história.

O filme se passa no Distrito da Luz Vermelha, conhecida região de prostituição de Calcutá, Índia. Zana é uma fotógrafa que decide mudar-se para a região com o fim de obsaervar e reunir material sobre a vida das prostitutas do Distrito. Visitando as ruas do bairro, Zana percebe a grande quantidade de crianças que vivem nos bordéis. Seu foco, então, passa a ser os meninos e meninas, filhos das prostitutas da Luz Vermelha. Ela reúne algumas crianças para ministrar aulas em um curso de fotografia. Aproxima-se das crianças, ensina técnicas, distribui câmeras e,assim, consegue penetrar no cotidiano dos bordéis.

A professora envolve-se com a trágica história de cada uma das crianças. E, disposta a ajudar a melhorar suas vidas, Zana vai buscar Internatos que aceitem aqueles meninos e meninas da Luz Vermelha. Daí começa a saga da professora-fotógrafa que precisa enfrentar o preconceito, a burocracia governamental, a disconfiança das mães e o interesse financeiro das famílias em manter as filhas nas casas de prostituição.

Para os que acreditam que a professora se torna uma super-heroína e consegue mudar a vida de todos eles, não se enganem. A maioria das meninas seguirão os passos das mães, irmãs, tias e avós prostitutas. Os meninos aprenderão a roubar e agenciar suas irmãs, mulheres e filhas além de se iniciarem no uso de drogas.

O filme é inspirador. O que mais me chamou atenção é que, através dos esforços pessoais e da insistência de algumas poucas pessoas, foram dadas oportunidades àqueles a quem jamais teria opção de escolha. É claro que fiz a leitura desse filme como professora. E isso me motiva a não me acomodar à estabilidade do funcionalismo público e me lembra do poder que temos de influenciar pessoas através das nossas ações.

Sem romantismos. Com fé.

Informações Técnicas
Título no Brasil: Nascidos em Bordéis
Título Original: Born Into Brothels: Calcutta’s Red Light Kids
País de Origem: Índia / EUA
Gênero: Documentário
Tempo de Duração: 85 minutos
Ano de Lançamento: 2004
Site Oficial: http://kids-with-cameras.org/bornin tobrothels/film.php
Estúdio/Distrib.: Focus Filmes
Direção: Zana Briski / Ross Kauffman

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s