Gripe Suína


Depois de todos os alardes feitos pela imprensa, escrever sobre a gripe suína, ou melhor, sobre os casos de Influenza, não garante mais publicidade. O pobre do porquinho perdeu notoriedade até para Susan Boyle e suas crises de nervos pós concurso de calouros. Perdeu espaço para as falcatruas no Congresso Federal, em que Sarney se tornou figura pop.

A mídia batizou a gripe como “suína”, o que trouxe transtornos sérios aos países exportadores de carne de porco como, por exemplo, o Brasil. Deixou em alerta a todo o país ao noticiar casos suspeitos em diversos estados e em diversos países. Seria a pandemia de gripe suína. Entretanto, faz tempo que não observo notícias sobre os casos de Influenza no país. Não se dedicam mais espaços para prestar contas à sociedade sobre os vetores de transmissão da doença, os cuidados para prevenção. Enfim, transparência duvidosa. Em todo caso, cá estão alguns dados coletados em alguns veículos de informações mais acessados do país, como o Globo, Folha e outros:

São mais 35 novos casos de Influenza A (H1N1) no Brasil, neste sábado (20). Os novos infectados estão em São Paulo (15), Minas Gerais (4), Rio de Janeiro (4), Rio Grande do Sul (4), Santa Catarina (3), Alagoas (1), Distrito Federal (1), Espírito Santo (1), Mato Grosso (1) e Parná (1). Com os novos casos, o número de pessoas com a nova gripe no Brasil chega a 215 e existem mais existem 221 casos suspeitos de Influenza A (H1N1) no país e estão sendo acompanhados pelo Ministério da Saúde. Outros 560 casos já foram descartados.

O Ministério da Saúde considera que a transmissão no Brasil é limitada, já que todos os casos de transmissão dentro do país são de pessoas próximas a doentes infectados no exterior. Até o boletim de sexta-feira (19) eram 23 os casos de transmissão dentro do Brasil. A atualização do número de casos de transmissão dentro do país só será feita nesta segunda-feira (22).

Os estados com casos da nova gripe são São Paulo (95), Rio de Janeiro (30), Santa Catarina (29), Minas Gerais (24), Distrito Federal (11), Rio Grande do Sul (7), Tocantins (4), Espírito Santo (3), Mato Grosso (3), Paraná (3), Bahia (2), Goiás (2), Alagoas (1) e Rio Grande do Norte (1).

Segundo o ministério,

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s