Pronunciamento do presidente… (1)


Presidente LulaO presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que “um país que pode achar petróleo a 6 mil metros de profundidade pode achar um avião a 2 mil metros”.

Os comentários de Lula, sobre o vôo AF 447 da Air France, que desapareceu perto da região costeira do Brasil na noite de domingo, com 228 pessoas de 32 nacionalidades a bordo, foram feitos na Cidade da Guatemala, onde o presidente está em visita oficial.

Lula disse que está recebendo relatórios periódicos sobre as buscas aos destroços da aeronave por parte do ministro da Defesa, Nelson Jobim.

Jobim informou que um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) encontrou destroços do avião. A cerca de 70 quilômetros dos destroços, outro avião da FAB identificou uma mancha de óleo, o que, disse o presidente, mostra que a área é uma região de correntes muito fortes, o que poderia complicar as operações de resgate.

Em relação às perspectivas de encontrar a caixa preta do avião, o presidente disse que não há “nenhum sinal”, mas afirmou crer que talvez seja possível encontrá-la quando se conseguir chegar a uma estimativa aproximada de onde o avião está. “Mas certamente vai levar tempo”, afirmou.

Fonte: G1


E demorou 47 anos para que a Organização dos Estados Americanos (OEA) decidisse pelo retorno de Cuba ao grupo

De acordo com a notícia veiculada pelo jornal O Globo, hoje foi aprovada por unanimidade o texto que chancela a reincorporação de Cuba à OEA, que foi mantida em isolamento político e econômico desde 1962, em virtude das pressões exercidas pelos EUA. Apesar das tentativas dos norte-americanos, a resolução aprovada não impôs qualquer condição ao governo cubano para que se efetivasse a reintegração política, que deverá ocorrer mediante um processo lento de diálogo e muitas negociações.

Para o presidente Lula, a conquista do direito de Cuba integrar a OEA foi uma vitória da América Latina. Em um pronunciamento publicado pelo jornal o Globo, Lula disse que:“Ninguém mais conseguia explicar, ninguém mais conseguia entender (a gente) fazer uma reunião dos países das Américas e Cuba não estar presente, como se fosse o patinho feio. Isso acabou e foi bom para todo mundo”. lula

Eu não sou especialista em Relações Internacionais, e apesar de me interessar pela história e política latino-americanas, não consigo me colocar tão otimista quanto o Lula. Não percebi onde é que está o elemento que tenha garantido qualquer vitória política para a América Latina, visto que isto poderia ter ocorrido a mais tempo se houvesse interesse entre os países membros, que só hoje foram capazes de reconhecer os elementos de autodeterminação (e de direitos humanos) de Cuba, mas que fundamentam as diretrizes da OEA. Gostaria de partilhar das mesmas esperanças de Patrícia Rodas, chanceler de Honduras, que pediu a “construção de uma nova história de tolerância, respeito, e organização de nossos países (…) sem o perigo da ingerência”.

Falácia.


Comemoração presidencial pela vitória latino-americana:

Anúncios

4 opiniões sobre “Pronunciamento do presidente… (1)”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s