“Do começo ao fim”


Bom, diante do burburinho que anda rolando pela internet, eu não poderia deixar de me manifestar com relação ao filme “Do começo ao fim”, de Aluisio Abranches – mesmo diretor de “Um Copo de Cólera” e “Três Marias”. No elenco participam Júlia Lemmertz, Fábio Assunção, Jean Pierre Noher, Louise Cardoso e tem como protagonistas os atores Lucas Cotrim, Gabriel Kaufmann, na fase mirim, Rafael Cardoso e João Gabriel, na fase adulta.

Este filme trata, aparentemente, da relação incestuosa e homoerótica entre Francisco e Thomas. Não obstante o relacionamento gay entre os personagens na fase adulta, a trama aborda o relacionamento entre os dois desde a infância. O que esperar? Polêmica?! É o mínimo, quando se coloca em questão uma temática tão delicada.

É certo que nos faz pensar sobre os rumos da sociedade em que vivemos e nossa participação no seu processo de construção. Creio que seja muito importante refletir sobre os modelos (pós-modernos?!) de família que estão sendo construídos.

Chama nossa atenção a importância da participação dos pais no processo da educação infantil, que cada vez mais fica sob responsabilidade das instituições disciplinares ou de terceiros. Mesmo em lares cristãos. Não sou mãe ainda mas, após assistir ao trailer do filme, vi a importância do texto de Provérbios 22:6 em que está escrito: “Ensina a criança no caminho em que deve andar e, ainda quando for velho, não se desviará dele”.

Há um monte de outras coisas que podemos discutir. Confesso, no entanto, que necessito digerir o que vi.

O trailer…

Anúncios

Uma opinião sobre ““Do começo ao fim””

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s