Provérbios 17:17


“Em todo tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce um irmão” Amor Fraternal

Tenho considerado a importância da amizade. Faz tempo que penso sobre a facilidade com que nos tornamos superficiais, até mesmo em nossos relacionamentos mais íntimos. Andamos tão imersos em nossos problemas, que temos dificuldades para enxergar os que estão à nossa volta. Nosso foco é o eu. Meu foco? O que ainda não consegui resolver. Como se estivéssemos em busca da solução de um quebra-cabeça do nível mais desafiador, nos distraímos com o passatempo de nossas dores, nossas fragilidades, nossas confusões emocionais.

É curioso. Ao mesmo tempo em que temos à disposição diversos instrumentos tecnológicos que viabilizam a aproximação entre as pessoas, seus corações estão cada vez mais isolados.

É triste. Jovens deprimidos, desesperados, sozinhos. Essa é a realidade de muitas pessoas que conheço. Mantém perfis com centenas de contatos em sites de relacionamento, inumeráveis “amigos” de MSN, mas que não são capazes de ter sequer um relacionamento saudável, honesto.

É angustiante. Estamos nos acostumando aos “relacionamentos-aperitivos”. Desfrutamos um pouquinho de cada pessoa, em cada lugar que passamos. E não saciamos nossa fome de intimidade, nossa sede de compartilhar alegrias e dores. Com isso, estamos nos tornando obesos. Doentes.

É preocupante. Fico indignada com a facilidade com que sucumbimos à velocidade do tempo, ditado pelas relações de mercado. É preciso correr para atingirmos o futuro, porque “o tempo não pára”. É preciso viver com intensidade, porque “o tempo não pára”. É preciso realizar, porque “o tempo não pára”. É preciso conquistar, porque “o tempo não pára”. E as exigências e cobranças outorgadas pela sociedade também não param. Lógica cruel.

É desolador. Famílias começam e acabam com uma rapidez inigualável. Não há espaço para diálogos. Daí, é impossível reconhecer as necessidades dos outros ou os próprios desacertos. Reconhecer é uma iniciativa que causa dor, visto que gera atitude de mudança. E quem quer sentir dor? Mudar para quê?

Ao pensar nessas coisas, percebo como é importante ter amigos. Eles são verdadeira mostra do cuidado de Deus conosco. São preciosos porque nos dão a oportunidade de crescer, de enxergarmos a nós e ao Pai. Cuidam da gente nos momentos dolorosos e quando achamos que nada de mal está acontecendo. São amáveis porque nos ouvem e porque nos confrontam. São importantes porque não se omitem.

Fico impressionada pelas formas inusitadas com que tenho podido aprender sobre amizade. Sobre ser corpo de Cristo e depender das pessoas. As lições mais preciosas (e mais instigantes) dizem respeito à gratidão e ao amor. Praticá-las não tem sido fácil, confesso. Mas que bom que tenho pessoas pacientes à minha volta. Peço a Deus que me ensine a retribuir e a multiplicar, ter amigos e ser amiga.

Deixo aqui um singelo agradecimento a todos a quem, hoje, eu chamo amigo (a). Vocês são valiosos demais. É muito bom poder contar com vocês.

Anúncios

2 opiniões sobre “Provérbios 17:17”

  1. Isso é verdade. Nós não nos permitimos ser confrontados, não nos permitimos morrer em algumas circunstâncias por amor ao próximo. Vamos nos relacionando até onde é confortável. Passado o nosso limite do conforto, podemos criticar o outro e deixá-lo de escanteio. Será mesmo?! Eu paro pra pensar se Jesus não perder a paciência algumas vezes com as besteiras de Pedro, mas o amou e morreu por Pedro! Dava uma tirada daquelas bem legais e continuava ali, amando, cuidando e mostrando que confiava em Pedro, mesmo sabendo que ele ia negá-lo! A gente precisa pensar nisso!

  2. Quanto mais o tempo passa, as pessoas se distanciam uma das outras. Esquecem que o verdadeiro amor é aquele que faz pra agradar ao próximo e não a si mesmo. O Significado do Amor Ágape é este, dar sem receber em troca. Que nós possamos entrar de cabeça neste verdadeiro amor e saber que muito melhor do que receber é dar. Dar tempo, dar ouvido, dar conversa, dar coração. ” Melhor dar do que receber”

    Maestro Charles Hiram

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s